Se você está pensando em montar um açougue, saiba que além de escolher um bom ponto comercial, contratar profissionais especializados e garantir um bom capital de giro para a abertura do empreendimento, é preciso ainda contar com os equipamentos certos para tornar o seu negócio mais competitivo no mercado. Afinal de contas, bons equipamentos para açougue otimizam o trabalho, modernizam o negócio, atraem mais clientes e potencializam os lucros.
Como os equipamentos para açougue podem tornar o seu negócio mais competitivo?
O mercado varejista de carnes é um negócio altamente competitivo. Nesse sentido, equipamentos para açougue modernos podem diferenciar o seu açougue da concorrência, na medida em que economizam o tempo de trabalho dos colaboradores, reduzem desperdícios, proporcionam mais segurança aos funcionários e aumentam a qualidade dos produtos.
Confira a seguir quais são os principais equipamentos industriais para açougues e o que levar em consideração na hora de escolher as melhores opções para o seu negócio.
Balcão refrigerado para açougue
O balcão refrigerado é um item indispensável para o bom funcionamento de qualquer açougue, pois a sua temperatura, que varia entre 0° e +7°, permite que a carne seja exposta ao consumidor em condições apropriadas para o consumo. Todavia, na hora de adquirir um balcão refrigerado, é preciso estar atento a alguns fatores que podem fazer mais ou menos sentido para o seu negócio.
Em primeiro lugar, vale dizer que o balcão refrigerado é um dos equipamentos para açougue que pode ser encontrado em vários modelos. É possível, por exemplo, encontrá-los nas versões frigorífico (para carnes vermelhas), avícola (frango) ou na versão híbrida, onde é possível armazenar os dois tipos de produtos e seus derivados.
Versáteis, os balcões também podem ser verticais ou horizontais e, ainda, contarem ou não com depósitos, que tanto armazenam e conservam a carne quanto facilitam a sua visualização pelo consumidor.
Moedor e fatiador de carnes
O moedor e o fatiador de carnes também integram o rol de equipamentos para açougue que otimizam o dia a dia de trabalho dos colaboradores e agilizam a produção. Enquanto o fatiador possibilita o corte das carnes em bifes, além de fatiamento de alimentos como bacons e defumados, o moedor de carnes, como o próprio nome sugere, serve para moer pedaços de carne resfriadas e desossadas.
Mini câmara para carnes
As mini câmaras, por suas vezes, servem para estocar uma determinada quantidade de carne no açougue, reduzindo custos com transportes diários do frigorífico para o seu estabelecimento comercial. Dependendo do modelo do equipamento, é possível estocar 3000 L de carnes resfriadas em temperaturas que variam de 0° a +7°C.
Cabe ainda ressaltar que existem modelos de mini câmaras para todos os portes de açougues, com 2, 3 e até 4 portas, nos formatos vertical e horizontal. Ou seja, sempre haverá uma mini câmara ideal para as necessidades do seu negócio.
Serras fitas
Já as serras fitas fracionam carnes com ossos e congeladas. São, portanto, equipamentos para açougue muito úteis, já que geralmente as carnes chegam aos açougues em peças grandes, que dificultam o manuseio e o armazenamento.
Ainda falando de serras fitas, basicamente existem dois modelos de equipamentos para otimizar os seu negócio, o de bancada e o de pedestal. O de bancada é indicado para açougues de médio e grande portes, pois é mais robusto e possui uma ampla mesa fixa, o que torna o trabalho mais seguro e confortável. Por outro lado, a serra fita de pedestal é mais compacta e perfeita para pequenos espaços.
Balanças
E por se tratar de um estabelecimento comercial em que os produtos comercializados são vendidos por kg, as balanças também são equipamentos para açougue muito úteis. Mas, como também há vários modelos de balanças, opte por uma balança etiquetadora. O equipamento pesa e imprime a etiqueta com código de barras para que você cole no produto, o que oferece mais precisão e praticidade.
E assim como os outros equipamentos, fique atento ao modelo do seu negócio e ao perfil dos seus clientes. Isso porque o padrão recomendado de mercado é de 15 kg ou superior.
Equipamentos para açougue: inox ou revestimento externo pintado?
Outro fator a considerar na hora de comprar equipamentos para açougue é o tipo de material com que são fabricados. Para estabelecimentos do setor alimentício, o mais indicado é o inox, liga metálica formada por ferro, carbono, cromo e níquel, altamente resistente à corrosão e a desgastes mecânicos.
Além da alta durabilidade, o inox é um material inerte, que em contato com a água ou com outras substâncias, não sofre alterações físicas e químicas. Portanto, não transfere sabor ou odor para os alimentos e ainda é fácil de higienizar. Equipamentos para açougue com revestimentos pintados, por suas vezes, geralmente são feitos de aço e protegidos por uma camada de pintura eletrostática.
Agora que você já sabe como escolher os equipamentos para açougue ideais, não perca a oportunidade de conhecer as soluções industriais da Ultrafeu para o seu negócio. Solicite a sua proposta através do televendas/whatsapp (16) 3600-9084 ou entre em contato conosco através dos e-mails vendas@ultrafeu.com.br / sac@ultrafeu.com.br.