A cozinha industrial é um ambiente de trabalho que oferece inúmeros riscos aos funcionários de bares, restaurantes, padarias, confeitarias e de vários outros estabelecimentos do ramo gastronômico. Afinal, trata-se de um espaço que reúne várias características capazes de causar diferentes acidentes de trabalho. As queimaduras com óleo quente ou pelo contato da pele com utensílios e equipamentos aquecidos representam a maioria desses riscos.
Além das queimaduras há outros riscos de acidentes de trabalho em cozinhas industriais? E como preveni-los? Continue a leitura e descubra como oferecer um ambiente mais seguro aos seus colaboradores.
Principais riscos de acidentes em cozinhas industriais
Se cozinhas residenciais já oferecem riscos, imagine as cozinhas industriais, um espaço compartilhado por várias pessoas e repletas de equipamentos potentes, instrumentos cortantes e instalações elétricas para todos os lados?
As queimaduras, provocadas em sua grande maioria pelo contato da pele com óleo quente e utensílios super aquecidos, estão entre os acidentes de trabalho mais frequentes em cozinhas industriais. Todavia, essa ocorrência não é a única. Confira a seguir outras, que de igual forma merecem a nossa atenção:
Cortes e lesões
Cortes e lesões também são ocorrências bem comuns em cozinhas industriais. Isso porque faz parte da rotina dos colaboradores o contato direto com instrumentos e equipamentos cortantes como facas, garfos, processadores, fatiadores, entre outros. Um único descuido pode causar um grave acidente.
Quedas
As quedas também integram o rol de riscos ocupacionais em uma cozinha industrial. O ritmo agitado desse ambiente de trabalho combinado a um piso molhado pode gerar de um simples tropeço e queda a uma verdadeira catástrofe na cozinha. Afinal, o colaborador pode escorregar e esbarrar em uma frigideira com óleo quente e sofrer graves queimaduras. E ainda, atingir seus colegas de trabalho.
Choque elétrico
O choque elétrico também é apontado como um acidente bem comum em cozinhas industriais. Isso se deve principalmente a instalações elétricas com fiações aparentes, não sinalizadas e sem manutenção. Mas também pode ser causado pelo péssimo hábito de ligar aparelhos elétricos com as mãos molhadas.
Como evitar acidentes em uma cozinha industrial?
Felizmente, algumas ações simples podem prevenir acidentes em uma cozinha industrial. Se você é proprietário de um estabelecimento gastronômico, esteja atento às seguintes dicas:
Ofereça EPIs aos seus funcionários
O uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) podem prevenir diversos acidentes em cozinhas profissionais. Veja adiante uma lista dos principais:
- Luvas de proteção conforme a atividade exercida pelo profissional: existem luvas apropriadas para câmaras frias, para corte, para segurar utensílios quentes, para higienização do ambiente, entre outras.
- Botas de segurança com solado antiderrapante: protegem os pés contra a queda de instrumentos pontiagudos, evitam escorregões e quedas;
- Aventais: protegem o abdômen do colaborador do contato com utensílios e alimentos quentes e ajudam a manter o uniforme limpo.
Além desses EPIs, os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) também ajudam a evitar acidentes de trabalho em uma cozinha industrial. Entre os muitos existentes, destacam-se os pisos antiderrapantes, as placas de sinalização para piso molhado e a sinalização para tomadas elétricas.
Cuide da instalação elétrica da cozinha industrial
Uma cozinha profissional abriga vários equipamentos industriais movidos à energia elétrica. Portanto, é comum que existam tomadas espalhadas estrategicamente por todo o ambiente. Porém, para que ofereçam segurança aos colaboradores e prolonguem a vida útil dos equipamentos, a instalação deve ser feita por um eletricista qualificado e experiente e não deve ter fios expostos, soltos e/ou desencapados.
Outro detalhe sobre instalações elétricas é que as tomadas devem ser sinalizadas. Geralmente cozinhas industriais possuem instalação bifásica ou trifásica. Sendo assim, é preciso indicar quais são as tomadas 127v, 220v e 380v. Além de proteger os colaboradores de eventuais choques elétricos ligando aparelhos na voltagem errada, com esse cuidado você também prolonga a vida útil dos seus equipamentos.
Invista em utensílios e equipamentos de qualidade
Optar por equipamentos gastronômicos de qualidade e fabricados em aço inox, liga metálica resistente à desgastes químicos e físicos, à corrosão e a altas temperaturas também é uma forma de prevenir acidentes em sua cozinha industrial.
O aço inox facilita a limpeza, não transfere odor e sabor para os alimentos, não acumula fungos, vírus e bactérias. E como é um material bem resistente, seus colaboradores não correrão riscos com portas caindo e com demais peças de fogões e equipamentos se soltando.
Treine seus colaboradores quanto aos riscos presentes na cozinha industrial
Sem dúvida, a informação é a melhor forma de prevenção de acidentes. Portanto, treine seus funcionários com relação ao uso correto dos equipamentos industriais. Apresente a eles a diferença entre produtos a gás e elétricos, por exemplo, e eduque-os sobre a forma correta de ligar e operar cada um.
Com essas dicas, esperamos que a sua cozinha industrial se torne mais segura e produtiva. E, caso queira equipar seu estabelecimento ou trocar algum equipamento, conte com a Ultrafeu Refrigeração Comercial. Há mais de 30 anos no mercado, comercializamos equipamentos profissionais das melhores marcas para diversos estabelecimentos gastronômicos. Fale com nossos especialistas e obtenha uma proposta personalizada para as necessidades do seu negócio.