Não sabe como conservar alimentos em restaurantes? Aprenda agora a maneira certa!

Garantir a boa aparência, o sabor e a qualidade dos alimentos oferecidos aos clientes é um grande desafio para muitos restaurantes. E não é para menos Nestes estabelecimentos comerciais a entrada, armazenagem e manipulação de frutas, verduras, legumes e outros produtos do gênero alimentício é muito grande e, por isso, é preciso todo o cuidado para evitar contaminação por microrganismos como fungos, vírus e bactérias.

Quer aprender a conservar alimentos em restaurantes? Então confira as dicas que a Ultrafeu Refrigeração preparou para você!

3 dicas para conservar alimentos em restaurantes

Além das boas práticas de higiene pessoal no manuseio e preparo dos alimentos, as dicas a seguir são muito úteis para conservar alimentos em restaurantes. Confira!

Opte por equipamentos gastronômicos industriais em aço inoxidável

O inox, liga metálica composta por ferro, cromo, carbono e níquel; é um material de alta resistência química e física. Por isso, é muito utilizado na fabricação de equipamentos para cozinhas industriais, como pias, bancadas, fogões industriais, fornos a gás ou elétricos, entre outros.

Tamanha preferência pelo material se justifica O inox é um material inerte, que ao entrar em contato com  água e outras substâncias mantém inalteradas as suas características físicas, químicas e biológicas e, assim, não transfere odor, sabor ou cor para os alimentos. Além disso, possui superfície lisa e fácil de higienizar, suporta altas ou baixas temperaturas  ainda possui design moderno, que contribui para a estética dos ambientes.

Verifique a validade dos alimentos

Conservar alimentos em restaurantes também implica em adquirir ingredientes frescos ou dentro do prazo de validade. Assim, eles durarão mais tempo, seja no estoque, na geladeira ou no freezer. No estoque, inclusive, o ideal é que o alimento comprado primeiro seja colocado à frente dos demais, para que seja utilizado primeiro.

Esteja atento à temperatura de conservação correta

Alguns produtos alimentícios como cereais, macarrão, óleo e vários tipos de legumes devem ser mantidos em temperatura ambiente. Outros, no entanto, devem ser mantidos sob refrigeração ou congelamento, em geladeiras ou conservadores comerciais  ainda, em freezes.

Mas como saber qual é a temperatura ideal para conservar alimentos em restaurantes? Em vias de regra, especialistas em nutrição e segurança alimentar recomendam a conservação temporária de alimentos refrigerados a uma temperatura igual ou inferior a 5ºC. Acima desta temperatura, os microrganismos como fungos, vírus e bactérias conseguem se proliferar rapidamente; já alimentos congelados como carnes e frios, a temperatura deve ser entre -10ºC e -20ºC.

No mercado de refrigeração comercial é possível encontrar vários freezers, conservadores e geladeiras comerciais para conservar alimentos em restaurantes e em outros estabelecimentos gastronômicos. 

O conservador comercial modelo GCCP-2P da Gelopar é um bom exemplo de produto eficiente no que diz respeito ao armazenamento de produtos  congelados. Vertical e com capacidade de 536 litros, ele não ocupa muito espaço na cozinha e mantém produtos congelados em temperaturas de -12°a -20°C.

Outra solução que não ocupa muito espaço no ambiente e também indicado na conservação de produtos refrigerados e/ou congelados é o modelo  conservador  VCCG-600S, da Refrimate. Com um design vertical, o produto tem capacidade para 600 litros e possui dupla ação, ou seja, é refrigerador e congelador. Basta selecionar a temperatura adequada para os tipos de produtos armazenados. Todavia, caso você tenha disponibilidade de espaço, pode ainda contar com freezers horizontais de modelos GHBS, HCED, além do modelo DA-550 da Metalfrio.

Quer ter um negócio de sucesso no ramo de gastronomia? Neste e-book você vai aprender a montar um restaurante com os equipamentos industriais certos. Baixe grátis e aproveite!

Rolar para cima