O açougue é um estabelecimento comercial que requer colaboradores altamente capacitados, além de equipamentos precisos e seguros. Para durar muito tempo, cada maquinário utilizado deve ser manuseado e higienizado com cuidado. Além disto, deve receber a manutenção adequada para garantir vida útil mais longa.
Apesar de todo o cuidado, em alguns momentos substituir os equipamentos para açougue faz-se ser necessário. Principalmente diante de sinais de desgastes, falta de peças ou um corte já não tão eficaz. Você é dono de um açougue e está em dúvida de quando renovar seus equipamentos gastronômicos? Então confira as dicas que a Ultrafeu Refrigeração preparou para você!
Quais são os principais equipamentos para açougue?
Alguns equipamentos são indispensáveis para o bom funcionamento do açougue. Eles ajudam a fatiar e triturar diferentes cortes de carnes, tornando-os mais atrativos aos olhos dos consumidores. E como são potentes, produzem alimentos em grande escala, o que possibilita atender a uma alta demanda de clientes, viabilizando o desenvolvimento do negócio. São eles:
- Ensacadeira de Linguiça;
- Fatiador de Carne;
- Liquidificador Industrial;
- Amaciador de Carne;
- Desfiador de Carnes;
- Misturador de Carnes;
- Moedor de Carne Industrial;
- Serra Fita para Ossos;
- Embaladora e Seladora;
- Equipamentos de medição;
- Equipamentos de refrigeração comercial como balcão de açougue, expositor auto serviço frios e laticínios, freezer horizontal e freezer vertical, geladeira comercial, ilha para congelados, mini câmara para carnes;
- Facas profissionais como faca do chef, cutelo, faca de desossa, cimitarra, entre outras.
Quando é hora de trocar os equipamentos para açougue?
Sempre que você estiver pensando em substituir seu equipamento, há alguns fatores importantes que você precisará considerar, a saber:
Muitas reclamações a respeito da demora no atendimento
Por vezes, é feita uma escolha errada dos equipamentos para açougue ou às vezes eles se tornam obsoletos. O problema é que quando o equipamento começa a não dar conta da demanda do estabelecimento, filas começam a se formar, os clientes ficam insatisfeitos com o atendimento e o negócio perde competitividade no mercado.
Nesse sentido, trocar os equipamentos para açougue que você já possui por outros maiores, mais potentes e mais modernos pode fazer toda a diferença na percepção que os consumidores têm do seu estabelecimento.
Desgastes nos equipamentos
Ainda que tenham manutenções regulares, os equipamentos para açougue tendem a se desgastar por causa da frequência de uso. Sempre que sentir que as lâminas dos equipamentos perderam sua funcionalidade, que há componentes enferrujados e que estão oferecendo riscos aos seus colaboradores, é hora de trocar os equipamentos.
Mudanças no layout físico do açougue
Outro bom motivo para trocar os equipamentos para açougue é quando o estabelecimento precisa passar por alguma reforma no espaço físico. Em alguns casos, mudanças estruturais são necessárias para mudar o aspecto do estabelecimento, aprimorar o atendimento ao público e otimizar o ambiente de trabalho de forma que os colaboradores exerçam suas atividades com mais agilidade e segurança.
Nestes casos, é preciso pensar em expositores adequados para os produtos, em equipamentos apropriados para as demandas do estabelecimento, balanças digitais com etiquetadoras para otimizar o trabalho, oferecer uma pesagem precisa do produto e evitar desperdícios, entre outros detalhes.
Lembre-se de que um açougue bem equipado, bem iluminado, limpo e com transparência com relação aos preços tende a influenciar na decisão de compra do consumidor e aumentar os lucros do negócio.
Equipamentos para açougue que já não refrigeram mais
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a temperatura ideal para armazenar carnes deve variar entre 4ºC e -18ºC, conforme o tipo de carne, se bovina, de frango ou de peixe. A temperatura correta mantém o produto próprio para consumo, preserva seu valor nutricional e deixa o estabelecimento em conformidade com os órgãos fiscalizadores.
No caso dos equipamentos para açougue na categoria refrigeração, os mais indicados são as câmaras frias para carnes como os modelos RF-058 e RF-056 da Frilux, ambas com 2400 litros. Além destes, a mini câmara refrigerada para carnes GMCR-2600 da Gelopar também é uma excelente escolha. Ela é compacta, tem controlador eletrônico digital e capacidade de armazenamento de 2600 litros.
Agora que você já sabe quando é hora de trocar seus equipamentos para açougue, já pode contar com a Ultrafeu para equipar o seu estabelecimento com qualidade e confiabilidade. Há mais de 40 anos no mercado, comercializamos equipamentos industriais das melhores marcas para empresas do ramo de alimentação. Conosco, o seu estabelecimento será mais produtivo e atrativo para os consumidores, destacando-se da concorrência. Entre em contato e solicite uma proposta personalizada que atenderá as necessidades do seu negócio.